CHEGOU!!! CRÔNICAS & RABISCOS, em março, grande lançamento! Crônicas de humor, edição ilustrada

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Ética" e "É titica"... Sinônimos?

(Óscar Fuchs) 

10 minutos para uma matéria que falava sobre o  polêmico bronzeado de sua apresentadora, em férias, curtindo uma prainha local e legal.

Nesse 22 de janeiro de 2014 a afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, a RBS TV, em seu Jornal do Almoço (versão local do Jornal Hoje, da Globo), foi sátira, no mínimo.
Uma onda de calor insuportável assola o estado do Rio Grande do Sul. Nesse momento estamos a 39ºC  (39 graus Celsius) à sombra, em todas as partes do estado. Cerca de 200 mil lares (lares, não me refiro a pessoas) estão em situação precária com a falta de luz e a consequente falta de água. Só em Gravataí são 100 mil pessoas sem água e sem luz. Pelo quarto dia seguido Porto Alegre está com a temperatura mais alta do Brasil.
A CORSAN, empresa estatal “responsável” pelo tratamento e distribuição de água na região metropolitana e em todo o Rio Grande do Sul, exceto Porto Alegre, está em colapso por falta de energia elétrica em vários municípios. A situação é de calamidade.
Tudo passável, possível e passível, para a RBS... e insignificante. O tal Jornal do Almoço dedicou um espaço de 10 minutos para uma matéria que falava sobre o bronzeado de sua apresentadora, em férias, curtindo uma prainha local e legal.
A RBS TV, o representante PIG para o sul do Brasil, deslocou equipes de reportagem, equipamento de filmagem, repórter, produtores e toda a sua atenção para o local mais popular da cidade, no centro de Porto Alegre, a fim de colocar em debate, numa enquete, a grande polêmica do Estado do Rio Grande do Sul: o bronzeado da Cristina.
Diga-se de passagem, grande parte dos “enqueteados” vivem na região metropolitana de Porto Alegre e estão sofrendo com o calor senegalesco, com a falta de energia e com a falta de água, mas não se furtaram em sua ignorância e ânsia de aparecer ao darem sua indispensável opinião sobre o “polêmico bronzeado da Cristina”.
Sim, porque é algo indispensável, na situação em que estamos, saber sobre o “polêmico bronzeado da Cristina”. A pseudo-jornalista Regina Lima, conhecida na aldeia por suas matérias popularescas, perguntava ao povão, em geral mulheres, se achavam que o “polêmico bronzeado da Cristina” era de “câmera de bronzeamento, dieta, produto bronzeador, ou de sol”.
Bons jornalistas estão em baixa, sejam repórteres, colunistas, cronistas, pauteiros ou editores . Afinal, bons jornalistas têm essa maldita mania de ter ética e comprometimento com fatos e matérias. Eles não são bem vistos na RBS.
Um bom jornalista jamais confundiria, ao datilografar, anotar ou digitar, “ética” e “é titica”. Mas isso vai contra o manual de edição e redação da RBS, confundir é sua especialidade. Certamente, no manual de redação da RBS, “Ética” e “É titica” estão no mesmo verbete, são sinônimos.

E-mail: oscar.cronicas@gmail.com