CHEGOU!!! CRÔNICAS & RABISCOS, em março, grande lançamento! Crônicas de humor, edição ilustrada

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

B. B. Morais - o comemorador


Clique na imagem para ampliar

Novo Calendário

(Óscar Fuchs)

Está quase na hora de começar a fazer planos para o novo ano que chega. “Vou parar de fumar”, “...vou finalmente fazer aquele chek up”, “ ...vou começar a ler livros importantes”, “ ...vou marcar aquele exame de toque, eu juro, benzinho!”, enfim, tudo aquilo que prometemos e nunca cumprimos sempre que um ano começa, em Abril.

Sim, no mês de Abril. Porque, como todos nós sabemos, no Brasil o ano só começa em Abril. E a rima nem foi intencional. No ­Calendário Juliano o ano começava em Março — Martius, em homenagem a Marte, Deus da Guerra. Mais tarde, no Calendário Gregoriano, o início do ano passou para Janeiro — homenagem a Jano, deus da mitologia romana, que tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para frente, o futuro. De uns tempos para cá adotamos, somente no Brasil, um outro calendário que começa em Abril. Como denominar esse novo calendário, Calendário Brasiliano?

O Calendário Brasiliano seria o mais democrático que já existira, pois não seria imposto por um imperador ou por um Papa. Temos um monte de coisas para fazer, para dar andamento, contatos para realizar, respostas a aguardar, processos a continuar, mas todos os brasileiros dizem, invariavelmente:

— Agora, só depois de Março. — Donde infiro que o ano começa de verdade em Abril.

Vox populi, Vox Dei. Portanto, temos um calendário em que o ano inicia em Abril e termina em Março. E o que é melhor, as festas de fim de ano duram quatro meses! Começam ainda com o Natal, lá atrás, em Dezembro. Emendam com o Réveillon, no início de Janeiro. Continuam com as comemorações de aniversário de um dos maiores e mais modestos escritores do país — eu mesmo — lá por fins de Janeiro. E terminam com o Carnaval em Fevereiro/Março.

— Bêbado outra vez? — Pergunta a mulher, indignada, vendo o marido chegar cambaleante em casa.
— Pois é, amorzinho... ihc!... — Tenta o marido soluçante — ...essas festas de fim de ano...
— Já estamos na metade de Janeiro!
— Você sabe... ihc!... que eu não sigo o calendário Gregoriano... ihc!
— Isso é desculpa para continuar bebendo, seu cafajeste.
— Eu sou brasileiro! — Discursa ele com o dedo em riste — Sou patriota! Sigo o calendário Brasiliano... ihc!... Pô, confortável essa poltrona com rodinhas.
— Você está sentado no carrinho do bebê, seu cretino.
— Ops!
— E quando vai parar de beber?
— Quando o ano novo começar, pode deixar, querida.
— E quando vai começar o ano?
— Agora, só depois de março... ihc!